Definição: São grandezas extraídas dos dados sísmicos que trazem informações confiáveis para caracterização da sub-superfície.  Tal definição, aparentemente despretensiosa e superficial, abre espaço para algum aprofundamento:

grandezas – alguns exemplos:  amplitude nas seções zero offset, tempo de trânsito, decaimento de frequências, velocidade de propagação, variação espacial da forma do pulso, variação da atitude da reflexão, estimativa de impedância, variações da amplitude com o afastamento fonte-receptor, fase instantânea, frequência instantânea, semelhança com traços vizinhos, razão sinal-ruído, etc.
 
 

 Observem que algumas grandezas representam valores instantâneos, pontuais, de funções derivadas unicamente do próprio traço sísmico, outras medem variações ao longo do tempo de propagação ou com o afastamento fonte-receptor, outras medem variações espaciais de determinada propriedade. Muitas destas grandezas têm seu significado garantido pelos fundamentos que suportam o método sísmico, tais como os princípios do modelo convolucional, da ótica, da teoria dos sinais, etc. Outras grandezas são obtidas através de manipulações matemáticas, nem sempre com significado físico, que procuram produzir atributos que possam, através da correlação empírica, ser utilizados na predição de propriedades do reservatório.
 
 
 

Informações confiáveis  – A confiabilidade das informações, antes de qualquer outro requisito, passa pela capacidade que o dado sísmico precisará ter para representar tão fielmente quanto possível, através de seus atributos, características intrínsecas dos reservatórios.  Por exemplo, sob a ótica dos limites da aquisição, a zona de Fresnel mínima que se conseguirá obter, poderá limitar definitivamente, na fase de aquisição de campo, a resolução espacial que estará disponível ao intérprete para identificação de ambientes sedimentares predominantes, dificultando assim sua utilização em áreas de alta complexidade deposicional. O dado sísmico poderá também, por conta de obstáculos existentes em superfície no momento da aquisição, apresentar irregularidades que irão falsear o atributo utilizado.
 
 

O processamento também pode influenciar fortemente na confiabilidade da correlação de atributos com propriedades de reservatório… Hoje, a maioria das empresas de processamento, oferece fluxos de trabalho com “preservação de amplitudes”. Naqueles fluxos são evitados processos de filtragem multicanal para eliminação de ruídos ou processos sem consistência areal. Por exemplo, deverão ser usados preferencialmente processos de recuperação de amplitudes com consistência superficial, ou métodos de migração baseados em tecnologia gaussiânica (CBM, ABM, etc.). A anisotropia, quando presente, não pode deixar de ser corrigida, sob a pena de produzir resultados falseadores sobre os atributos que serão avaliados. Qualquer que seja o fluxograma de processamento aplicado é importante que, na medida da disponibilidade, seja calibrado nas suas diversas etapas, com informações provenientes de poços.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *